segunda-feira, 18 de maio de 2009

18.maio.2009 - tortilha de legumes

8:00-cereais+leite

11:00-croissant com manteiga e queijo (teve que ser tinha que aguentar todo o dia de trabalho e já me estava a deitar ir abaixo - fim de semana a nivel pessoal mt complicado... torna as segundas feiras infernais!)

14:00-banana

15:00-iogurte

16:00-banana

17:00-iogurte

20:00-3 tostas inetgrais com queijo fresco light pra barrar
20:30-tortilha de vegetais

tortilha de vegetais

(é para 4 pessoas mas eu fiz só para duas e desapareceu tudo =))

1 cebola
1courgette
1 alho frances
1 cenoura
2 batatas
sal
pimenta
tomilho
8 ovos
2 dl natas
Azeite (ou 50gr margarina... eu pessoalmente acho o azeite mais saudavel)

1.Ligue o forno e regule-o para 0s 220ºc

2. Descasque a cebola e pique-a finamente. Corte o alho frances em rodelas, lave em água corrente e escorra bem.

3. Deite o azeite numa frigideira, junte a cebola picada e alho frances e deixe estufar enquanto pela as batatas e a cenoura. Rale as batatas e a cenoura e junte-as ao refogado (eu utilizei aquela opção de palito)

4. Lave a courgette, apare-lhe as extremidades, rale-a e junte aos restantes legumes. Tempere com sal, pimenta e tomilho.

5. Espalhe os legumes num tabuleiro de forno.

6. Bata os ovos com uma vara de arames até estarem desfeitos, junte as natas misturando bem e tempere com sal e pimenta. Deite a mistura de ovos sobre os legumes e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até estarem coagulados.

Observações:
- pensei por leite em vez de natas mas tive receio que depois não solidificasse se experimentarem avisem
- tambem é boa ideia povilhar com queijo ralado antes de ir ao forno (mas eu n tinha :P)
- supostamente se deitarem numa forma antiaderente no final é possivel desenformar e servir assim aos quadrados... muito gourmet, mas a minha não é antiaderente por isso confesso que nem tentei!

mt bom e saudavel, 2 dl de natas a dividir por quatro não é nada e lá está podemos tentar cortar um pouco nas natas e substituir com leite....

(nada de ginasio, passei o almoço a trabalhar)

Sem comentários: